Administração | | CESP - Relações com InvestidoresCESP – Relações com Investidores
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Conselho de Administração

O conselho de administração da CESP é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes gerais dos seus negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo 3 (três) e no máximo 11 (onze) membros, eleitos pela Assembleia Geral, todos com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, estendendo-se até a posse dos sucessores, permitida a reeleição, no máximo por 3 (três) reconduções consecutivas.

O conselho de administração da Companhia se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário. As reuniões do seu conselho de administração devem ser realizadas com a presença da maioria de seus membros em exercício e as deliberações são tomadas mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, sendo que, no caso de empate, caberá ao Presidente do conselho de administração o voto de qualidade.

Os membros do conselho de administração da CESP são eleitos pelos seus acionistas em assembleia geral.

Conselho de Administração
Fernando Carvalho Braga Presidente do Conselho de Administração (eleito por controlador)
Ailton Antonio Corrêa Leite Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Aderbal de Arruda Penteado Júnior Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Adriano Cives Seabra Conselheiro de Administração Independente (eleito por preferencialistas)
Benedito Pinto Ferreira Braga Junior Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Clóvis Luiz Chaves Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Manuel Jeremias Leite Caldas Conselheiro de Administração Independente (eleito por ordinaristas minoritários)
Ricardo Achilles Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Roberto Luiz Troster Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Valter Nei Ribeiro Conselheiro de Administração (representante dos empregados)

Data da posse 15 de maio de 2017.

FERNANDO CARVALHO BRAGA – Consultor, exerceu diversos cargos na administração pública do Estado de São Paulo, sendo Secretário Executivo do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (1995/2006), Assessor Especial de Privatizações da Secretaria de Planejamento (1995/2006), Presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário (2002/2006), Assessor Especial do Governador (2002/2006) e Secretário de Economia e Planejamento (2006). Desde 01/01/2007 até a presente data é sócio da Consultoria Itapipoca Ltda. Nos últimos 5 (cinco) anos, exerce continuamente as funções de Conselheiro de Administração da CESP e de Conselheiro Fiscal da Drogasil S.A.

AILTON ANTONIO CORRÊA LEITE – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP (1981). Foi membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Diretor na ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Sócio-administrador da empresa ACL Consultoria Financeira Eireli.

ADERBAL DE ARRUDA PENTEADO JUNIOR – Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1970. Professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 1971 até hoje. Professor de cursos de graduação na área de máquinas elétricas e eletromagnetismo, cursos de pós-graduação e extensão universitária nas áreas de Aterramento de Sistemas Elétricos, Simulação de Máquinas de Energia. Ocupou em 2003 e início de 2004 o cargo de Comissário Chefe do Grupo Técnico e de Concessões da CSPE – Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo. Foi Nomeado por Decreto em 23 de abril 2004 para o cargo de Comissionário Geral da CSPE, completando o mandato a partir de 14 de abril de 2008, já com a criação da ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – como Diretor Presidente, cargo que ocupou até setembro de 2012. Conselheiro do CREA-SP durante 13 anos, integrando diversas de suas comissões específicas, tendo sido coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica.

ADRIANO CIVES SEABRA – Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 1994. Foi gestor e chefe de análise na Fides Asset Management, entre mar/2015 a jul/2016. Gestor e chefe de análise na Opus Investimentos, entre set/2011 a jan/2015. Foi membro do Conselho de Administração da Even Construtora S.A., entre mai/2015 a nov/2015.

BENEDITO PINTO FERREIRA BRAGA JUNIOR – Graduado em Engenharia Civil – EESC-USP (1972), mestrado em Hidráulica pela EPUSP (1976), mestrado em Hidrologia – Stanford University (1977) e doutorado em Recursos Hídricos – Stanford University (1979). Foi Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (2015-2018). Foi Presidente do Conselho de Administração da SABESP (2015-2018). Foi Assessor Especial da Secretaria de Energia e Saneamento de São Paulo (2010). Professor de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP desde 1980. Co-Presidente do Comitê Organizador Internacional do 8º Fórum Mundial da Água, Brasília 2018 (2015-2018). Co-Presidente do Comitê Organizador Internacional do 7º Fórum Mundial da Água, Daegu, Coreia 2015 (2012-2015). Foi Presidente do Comitê Internacional do 6º Fórum Mundial da Água, Marselha, França 2012 (2010- 2012).

CLÓVIS LUIZ CHAVES – Formado em Ciências Físicas e Biológicas com Especialização em Geologia Ambiental pela UNESP de São José do Rio Preto – São Paulo, em dezembro de 1974 e em Direito pela Faculdade de Direito de São José do Rio Preto – São Paulo, em dezembro de 1979. Exerceu as funções de Diretor do Instituto Penal Agrícola de São José do Rio Preto, São Paulo, de 1983 a 1990. Foi Assessor do Vice-Governador do Estado de São Paulo, de 1991 a 1994, Assessor Especial da Presidência da República, de 1999 a 2001, Assessor Especial do Ministério da Justiça no ano de 2001 a 2002, Chefe de Gabinete do Deputado Federal Aloysio Nunes Ferreira Filho, de 2003 a 2004 e Subprefeito de São Mateus, São Paulo, de 2005 a 2010. De 2011 a 2012, foi Diretor de Relações Institucionais da São Paulo Obras da Prefeitura Municipal.

MANUEL JEREMIAS LEITE CALDAS – Engenheiro Eletricista pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, respectivamente nos anos 1986 e 1992. Foi gestor, gerente técnico e economista chefe do Banco PEBB S.A., 1996-2006. Professor na EPGE-FGV, Santa Úrsula, Ibemec, Curso de Especialização e Pós-Graduação da Petrobrás e Investotal Educação. Articulista em economia, energia e telecomunicações. Chief Economist PEBB / Alto Capital para o Banco Central no período de 2006 a 2015. Conselheiro de Administração Suplente da AES Eletropaulo e Conselheiro Fiscal da Oi-Telemar, CEMIG (2016/2017), CESP (2016/2016) e Eneva (2015/2017). Foi Membro do Conselho de Administração da Contax Participações, de 2012 a 2015.

RICARDO ACHILLES – Engenheiro Eletricista. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Foi Superintendente Metropolitano da AES SUL, de 2008 a 2010, sendo responsável pela gestão dos ativos das redes de distribuição na região metropolitana de Porto Alegre. Foi gerente da Gestão e Operação do Sistema de Distribuição Subterrânea e atendimento técnico aos clientes e operação dos sistemas Reticulado, Radial com recurso, Seletivo e Híbrido na área de concessão da AES ELETROPAULO, entre 2006 e 2007 e Gerente de Distribuição entre 2005 a 2006, responsável pelos ativos de distribuição e atendimento técnico aos clientes na região Central e Sudeste da cidade de São Paulo. Foi Líder do Grupo de Gestão da Política de meio ambiente e certificação ISO 14000 na região central; de 2001 a 2003.

ROBERTO LUIZ TROSTER – Formado em Economia pela Universidade de São Paulo em 1984 e Doutor em Economia pela mesma instituição em 1994. Membro do Conselho de Administração do Banco Paulista e Membro do Conselho Fiscal do Lar do Caminho.

VALTER NEY RIBEIRO – Empregado da CESP desde 1979, foi Técnico de Projetos do Departamento de Planejamento Energético e Assuntos Regulatórios. Em 2005, foi promovido ao cargo Analista de Administração e em 2007 passou a atuar na Divisão de Assuntos Regulatórios da Diretoria de Geração, exercendo as atividades de acompanhamento de contratos de concessão, cumprimento às exigências decorrentes da legislação do setor elétrico, elaboração de estudos oriundos de alterações na legislação e a análise de seus impactos nas atividades da Companhia e na Gestão do Programa de P&D. Foi membro do Conselho de Administração da CESP (representante dos empregados), de 2013 a 2015.

Diretoria

A diretoria da CESP deve ser composta por 4 membros, acionistas ou não, sendo responsável pela administração dos negócios em geral e a prática de todos os atos necessários ou convenientes, bem como pela execução das deliberações tomadas pelo seu conselho de administração. Os diretores da Companhia têm responsabilidades individuais estabelecidas pelo seu conselho de administração e Estatuto Social, ocupando seus cargos por um mandato de dois anos, permitida a reeleição, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

As reuniões de diretoria são convocadas pelo Diretor-Presidente ou por solicitação da maioria dos membros da diretoria, sendo que somente serão instaladas com a presença da maioria de seus membros. As deliberações da diretoria da CESP serão tomadas por maioria de votos dos presentes.

Diretoria
Almir Fernando Martins Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Diretor Presidente (interinamente)
Mituo Hirota Diretor de Geração
Márcio Rea Diretor Administrativo

ALMIR FERNANDO MARTINS – Economista, contador, auditor por formação profissional, é empregado de carreira da CESP – Companhia Energética de São Paulo. Entre 1993 e 1994 foi Diretor da Coordenadoria de Controle e Gestão da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. De fevereiro de 1995 a março de 1999 foi Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação CESP, fundo de pensão e assistência médica das empresas do setor elétrico paulista. Em 1999 atuou na Assessoria da Presidência da CESP no processo de privatização da Companhia, tendo participado da definição dos editais e do processo de venda da Companhia Metropolitana de Gás – Comgás, Companhia de Geração Elétrica Paranapanema e Companhia de Geração Elétrica Tietê. De janeiro de 2000 a abril de 2010 exerceu as funções de Assistente Executivo da Diretoria Financeira e de Relações com Investidores da CESP, passando a acumular essa mesma função, a partir de 2003, na gestão compartilhada com a EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. De maio de 2010 a janeiro de 2011 foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CESP. Desde fevereiro de 2011 atuava como Assistente da Diretoria Financeira e de Relações com Investidores da CESP. Foi eleito Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CESP – Companhia Energética de São Paulo em 10 de dezembro de 2012.

MITUO HIROTA – Engenheiro Elétricista formado pela FEI em 1966, Mestre em Engenharia de Sistemas de Potência pela Rensselaer Polytechnic Institute,Troy ,NY, USA em 1972 e Curso Electric Power Management, patrocinado pela JICA(Japan International Cooperation Agency) no Japão em 1991. Professor da Faculdade de Tecnologia Mackenzie, de 1978 a 1985, e Faculdade de Engenharia FAAP, de 1977 a 1994. Empregado de carreira da CESP, de 1968 a 1994, atuou em funções gerenciais na Diretoria de Operações nas áreas de Proteção e Planejamento da Operação Elétrica. Representou a companhia em diversos órgãos do GCOI – Grupo Coordenador para Operação Interligada. Atuou como Vice-Coordenador do Sub-Comitê de Estudos Elétricos do GCOI de 1980 a 1994. Foi Consultor do Grupo Rede, de 1994 a 2008, nas áreas de Operação, Engenharia, Regulação e Comercialização de Energia. Participou, como representante das Empresas do Grupo, na implantação do Mercado Atacadista de Energia – MAE (atual CCEE – Câmara de Compensação de Energia Elétrica), nos diversos leilões de compra e venda de energia patrocinados pela ANEEL, bem como representou as empresas do Grupo em diversas entidades tais como: ABRADEE, APINE , ABRACEEL, ONS e CCEE. Sua ocupação anterior era na BMG Engenheiros e Associados como consultor na área de engenharia. Eleito Diretor de geração em 31 de janeiro de 2011.

MÁRCIO REA – Administrador de Empresas pela Universidade Ibirapuera, concluído no ano de 2002, e Extensão Universitária em Transmissão de Dados por meio de Fibra Óptica Compartilhada com Rede Elétrica. Exerceu as funções de Assessor Especial no Ministério da Ciência e Tecnologia, de 1988 a 1989; Chefe de Gabinete na Secretaria do Trabalho e Promoção Social do Estado de São Paulo, de 1990 a 1991; Especialista Técnico, Gestor de Relacionamentos e Assessor da Diretoria Administrativa da CESP – Companhia Energética de São Paulo, de 1992 a 1999; Assessor da Diretoria Administrativa na CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, de 2000 a 2003; Assessor de Comunicação na Secretaria de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo, de 2003 a 2006; Chefe da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas na Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, de 2007 a 2011; Gerente da Coordenadoria Executiva da Presidência na CESP – Companhia Energética de São Paulo, de 2011 a 2014; Secretário Adjunto na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de abril de 2014 a janeiro de 2015. Foi eleito Diretor Administrativo da CESP em 16 de janeiro de 2015.

Conselho Fiscal

A CESP possui um conselho fiscal instalado em caráter permanente, sendo constituído por cinco membros efetivos e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral para mandato de um ano. Um dos membros de seu conselho fiscal e respectivo suplente são eleitos pelos titulares das ações ordinárias minoritários e outro pelos titulares de ações preferenciais.

A principal responsabilidade do conselho fiscal, órgão independente e não relacionado aos auditores independentes indicados pelo conselho de administração, é revisar suas demonstrações financeiras e aconselhar os acionistas a respeito de seu conteúdo.

O conselho fiscal também se reporta aos acionistas em assuntos relacionados ao seu orçamento, mudanças em sua capitalização, distribuição de dividendos e reorganizações societárias. O conselho fiscal é responsável pela supervisão das atividades da administração e por manter os acionistas informados de suas constatações.

CONSELHO FISCAL
Thiago Arruda Zaleschi Joaquim Efetivo (eleito por controlador)
Pedro Henrique Giocondo Guerra Suplente (eleito por controlador)
Nelson Ferreira Simões Efetivo (eleito por controlador)
Manuela Santos Nunes do Carmo Suplente (eleita por controlador)
Marco Antonio Castello Branco de Oliveira Efetivo (eleito por controlador)
Mário Sérgio de Almeida Suplente (eleito por controlador)
Marissa Rose Vegele Renauld Efetivo (eleita por ordinarista)
Ricardo Magalhães Gomes Suplente (eleito por ordinarista)
Paulo Roberto Franceschi Efetivo (eleito por preferencialista)
Giorgio Bampi Suplente (eleito por preferencialista)

Data da posse 24/05/2018.

THIAGO ARRUDA ZALESCHI JOAQUIM – Bacharel em Administração de Empresas pela Insper São Paulo – 2003. Mestre em Administração Pública pela Columbia University-School of International and Public Affairs – 2010. Foi Analista Financeiro na Swiss Capital Asset Management, de março/2004 a março/2005. Analista na McKinsey & Company, de julho/2005 a setembro/2007. Consultor na Estruturadora Brasileira de Projetos-EBP, de julho/2009 a agosto/2009. Sócio-fundador e diretor de operações da Imperdível S.A., de abril/2010 a abril/2011. Gerente de projeto na McKinsey & Company, de maio/2011 a fevereiro/2015. Atualmente é Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo.

PEDRO HENRIQUE GIOCONDO GUERRA – Bacharel em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV) – 2011. Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP) – 2014. Foi pesquisador, monitor e assistente editorial na EAESP, de 2011 a 2013. Foi Assistente Técnico na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, de fevereiro a maio de 2013. Atualmente é Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo.

NELSON FERREIRA SIMÕES – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP (1984). Diretor Técnico na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

MANUELA SANTOS NUNES DO CARMO – Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC/Campinas – janeiro/2004. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – fevereiro/2012. Assessora Técnica da Secretaria de Economia e Planejamento (Unidade de Assessoria Econômica, de 2004 a 2006, Coordenadoria de Planejamento e Avaliação, de 2006 a 2008, Unidade de Articulação com Municípios, de 2008 a 2013, Diretoria de Planejamento Metropolitano e Territorial). Foi Gerente de Informações e Análises de Políticas Públicas de 2015 a 2017. Atualmente é Assessora Técnica da Unidade de Informações Executivas no Gabinete do Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão.

MARCO ANTONIO CASTELLO BRANCO DE OLIVEIRA – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC São Paulo, em 1971. Coordenador do Fórum Náutico Sudeste (SP, RJ, MG, ES), desde 2016. Membro Titular do Conselho Estadual de Turismo, desde 2016. Membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, desde 2015. Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, desde 2015. Secretário Executivo do Conselho Estadual de Política Energética, desde 2015. Coordenador da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos, desde 2012. Chefe de Gabinete da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, desde fevereiro/2015. Foi Secretário Particular e Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de 2012 a janeiro/2015.

MARIO SÉRGIO DE ALMEIDA – Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba – 1983. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba – 2005. Foi sócio gerente na Studio Representações Alimentos Ltda., de setembro/1985 a novembro/2001 e na Almeida Máquinas Agrícolas Ltda., de maio/1998 a junho/2006. Foi Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de março/2007 a março/2010 (Dep. Edson Giriboni) e de março/2010 a janeiro/2011 (Liderança do Partido Verde). Exerceu a função de Chefe de Gabinete na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de 01/2011 a 05/2014. Foi Chefe de Gabinete (maio/2014 a janeiro/2015) e atualmente é Assessor de Relações Institucionais na Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

MARISSA ROSE VEGELE RENAUD – Formada em Economia pela Universidade Cândido Mendes, em 2014. Analista de Risco e Compliance da Argucia Capital Management; Integrou a equipe da Argucia em novembro de 2012. De março/2012 a nomembro/2012, foi Auxiliar de Operações e Processamentos na Prosper Corretora de Valores e Câmbio, tendo sido estagiária da Prosper Corretora de agosto/2010 a fevereiro/2012. Participa do Comitê de Fundos de Investimentos em Ações da ANBIMA. É Conselheira Fiscal Suplente da Oi-Telemar.

RICARDO MAGALHÃES GOMES – Graduado em Engenharia de Produção e Engenharia de Sistemas pela PUC- Rio, em 1993. Pós-graduado em Engenharia Financeira pela mesma Universidade em 2000. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio em 2003. PEC em Direito Societário e Mercado de Capitais pela FGV Direito Rio em 2003. OPM (Owner President Management Program) na Havard Business School em 2014. Possui certificação CFA outorgada pela CFA Institute e é membro da CFA Society Brazil. Sócio Sênior da Argucia Capital Management; Foi superintendente de investimentos da Mellon Global Investiments Brasil, de 1998 a 2005. Participa do Comitê de Fundos de Ações ANBIMA e da Comissão Técnica da AMEC. Foi Conselheiro Fiscal da Refinaria Ipiranga e Conselheiro Fiscal Suplente da Contax.

PAULO ROBERTO FRANCESCHI – Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Graduado em Ciências Econômicas pela FAE Business School. Sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle S.S. Ltda. Membro Titular do Conselho Fiscal na Equatorial Energia S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A., CELPA S.A., CEMAR S.A.. Membro Suplente de Conselho Fiscal, no Banco do Brasil S.A., BB Seguridade Participações S.A., Odontoprev S.A., WEG S.A., VALID S.A., COSAN S.A., SCHULZ S.A., CELPE S.A. e TECNISA S.A..Ex-Membro de Conselho Fiscal como membro efetivo, Conselho Econômico e de Comitê de Auditoria na Bematech S.A., BB Seguridade Participações S.A. e Kepler Weber S.A..

GIORGIO BAMPI – Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, em 1974. Sócio da Probam – Consultoria Empresarial Ltda., desde março de 2010. Foi Membro Titular dos Conselhos Fiscais na Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, de 2013 a 2014; BB Seguridade Participações S.A., de 2014 a 2016; Banco do Brasil S.A.. Foi Membro Suplente nos Conselhos Fiscais da Bematech S.A; Triunfo Participações e Investimentos S.A. e Kleper e Weber S.A. Foi Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado na Telepar S.A., de 1995 a 1999, exercendo cumulativamente o cargo de Diretor Presidente entre agosto/1998 a março/1999.

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