Administração Aumentar Diminuir

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação colegiada responsável pela orientação superior da Companhia e será composto por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 11 (onze) membros efetivos, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral, todos com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, estendendo-se até a posse dos sucessores, permitida a reeleição.

O Conselho de Administração reunir-se-á, ordinariamente, trimestralmente, em datas previamente fixadas em calendário anual definido pelo próprio órgão e, extraordinariamente, sempre que necessário aos interesses da Companhia, preferencialmente na sede da Companhia.

Os membros do conselho de administração da CESP são eleitos pelos seus acionistas em assembleia geral.

Conselho de Administração
João Henrique Batista de Souza Schmidt Presidente do Conselho de Administração (eleito por controlador)
Raul Almeida Cadena Vice-Presidente do Conselho de Administração (eleito por controlador)
Ricardo Szlejf Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Mauro Eduardo Guizeline Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Frederico Ferreira Sarmento Conselheiro de Administração (eleito por controlador)
Adriano Cives Seabra Conselheiro de Administração Independente (eleito por preferencialistas)
Manuel Jeremias Leite Caldas Conselheiro de Administração Independente (eleito por ordinaristas minoritários)
Valter Nei Ribeiro Conselheiro de Administração (representante dos empregados)

JOÃO HENRIQUE BATISTA DE SOUZA SCHMIDT – Membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A., companhia atuante no setor de celulose, desde 23 de outubro de 2014. Atualmente, também ocupa o cargo de Diretor Executivo de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim S.A. (holding responsável pelos negócios industriais do grupo Votorantim), de membro do Conselho de Administração da Citrosuco S.A. (companhia produtora de suco de laranja) e de Presidente do Conselho de Administração da Votorantim Geração de Energia S.A., empresa que faz parte do bloco de controle da Companhia. Além disso, o Sr. João Henrique Batista de Souza Schmidt atua como membro do Conselho de Administração da Nexa Resources, empresa da área de mineração. O Sr. João Henrique Batista de Souza Schmidt possui mais de 14 anos de experiência em banco de investimentos, atuando, de abril de 2010 a agosto de 2014, como Diretor do Goldman Sachs (banco de investimento), em Nova Iorque e São Paulo, e de janeiro de 2006 a março de 2010, como Vice Presidente do Citigroup Global Markets Representações Ltda. (empresa que atua como banco de investimento e no setor de consultoria financeira).

RAUL ALMEIDA CADENA – Exerce desde junho de 2014, o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo na Votorantim Geração de Energia S.A., empresa que faz parte do bloco de controle da Companhia. Atualmente compõe o Conselho de Administração da Campos Novos Energia S.A., empresa que atua no setor de energia e faz parte do grupo econômico da Companhia. Atua, também, como membro do Conselho de Administração do CEPAQ – Consórcio Empresarial Pai Querê, do CESAP – Consórcio Empresarial Salto Pilão, do Consórcio Igarapava, do Consórcio Machadinho, consórcios que atuam no setor de energia e pertencem ao grupo econômico da Companhia. Ocupa o cargo de Diretor, ainda, na CBA Energia Participações S.A., holding que investe em companhia que atua no setor de energia e pertence ao grupo econômico da Companhia, na Esplanada Geração de Energia Ltda., na L.C.G.S.P.E Empreendimentos e Participações Ltda., na Pollarix S.A., na Santa Cruz Geração de Energia S.A., na SF Fifty Six Participações Societárias Ltda., na Votener – Votorantim Comercializadora de Energia Ltda., na Votorantim Energia Ltda., na L.D.O.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda., na L.D.Q.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda., na L.D.R.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda. e na L.B.K.S.P.E. Empreendimentos E Participações Ltda., empresas que atuam no setor de energia e fazem parte do grupo econômico da Companhia. De janeiro de 2012 a maio de 2014 exerceu o cargo de Gestor de Investimentos na Votorantim S.A., holding responsável pelos negócios industriais do Grupo Votorantim. De agosto de 2010 a janeiro de 2012 exerceu o cargo de Superintendente de Desenvolvimento Estratégico na Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas. De 2007 a julho de 2010 atuou na Oi S.A., companhia atuante na área de telecomunicações, nos cargos de Diretor de Planejamento de Call Center, Diretor de Serviços de Informação e Diretor Adjunto da Operação Móvel. De 2000 a 2007 foi Gerente de Projetos no The Boston Consulting Group, empresa na área de consultoria empresarial.

RICARDO SZLEJF – Membro do Conselho de Administração da VTRM Energia Participações S.A., acionista controladora da Companhia, desde maio de 2018. É Diretor de Infraestrutura para a América Latina do Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB, companhia que faz parte do bloco de controle da Companhia, desde maio de 2015. Atua como membro do Conselho de Administração do Grupo Costanera SpA no Chile (operador de concessão de rodoviárias no Chile) desde setembro de 2017. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da Transelec S.A., empresa de transmissão de energia no Chile, desde abril de 2018. Foi membro do Conselho de Administração da Promotora Punta Cometa S.A. de CV, detentora de concessionária de rodovia no México, entre dezembro de 2016 e abril de 2018. Entre abril de 2013 e abril de 2015 atuou como executivo do Bank of America Merrill Lynch Banco Múltiplo S.A. – Brazil. Foi executivo do Banco Santander entre abril de 2006 e abril de 2013.

MAURO EDUARDO GUIZELINE – Sócio do escritório Tozzini Freire Advogados desde 1997, sociedade de advogados que presta serviços para a Votorantim Geração de Energia S.A. e para o Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB, empresas que fazem parte do bloco de controle da Companhia, desde 2017. Atuou como membro do Conselho de Administração da Alesat Combustíveis S.A. de junho de 2012 a agosto de 2018 e é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA desde janeiro de 2015.

FREDERICO FERREIRA SARMENTO – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Master Business Administration – MBA pela MIT Sloan School of Management. Experiência Profissional: Conselheiro de Administração da CESP, eleito em 11/01/2019. De 2016 a 2018 ocupou o cargo de Vice-Presidente responsável por M&A em energia renovável na Brookfiel do Brasil. De 2008 a 2016 foi Vice-Presidente na área de Investment Banking da Goldman Sachs, responsável por transações de M&A e mercado de capitais. Durante o período de 2005 a 2008 foi associado do Credit Suisse em Nova York, com foco na indústria de energia.

ADRIANO CIVES SEABRA – Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 1994. Foi gestor e chefe de análise na Fides Asset Management, entre mar/2015 a jul/2016. Gestor e chefe de análise na Opus Investimentos, entre set/2011 a jan/2015. Foi membro do Conselho de Administração da Even Construtora S.A., entre mai/2015 a nov/2015.

MANUEL JEREMIAS LEITE CALDAS – Engenheiro Eletricista pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, respectivamente nos anos 1986 e 1992. Foi gestor, gerente técnico e economista chefe do Banco PEBB S.A., 1996-2006. Professor na EPGE-FGV, Santa Úrsula, Ibemec, Curso de Especialização e Pós-Graduação da Petrobrás e Investotal Educação. Articulista em economia, energia e telecomunicações. Chief Economist PEBB / Alto Capital para o Banco Central no período de 2006 a 2015. Conselheiro de Administração Suplente da AES Eletropaulo e Conselheiro Fiscal da Oi-Telemar, CEMIG (2016/2017), CESP (2016/2016) e Eneva (2015/2017). Foi Membro do Conselho de Administração da Contax Participações, de 2012 a 2015.

VALTER NEI RIBEIRO – Empregado da CESP desde 1979, foi Técnico de Projetos do Departamento de Planejamento Energético e Assuntos Regulatórios. Em 2005, foi promovido ao cargo Analista de Administração e em 2007 passou a atuar na Divisão de Assuntos Regulatórios da Diretoria de Geração, exercendo as atividades de acompanhamento de contratos de concessão, cumprimento às exigências decorrentes da legislação do setor elétrico, elaboração de estudos oriundos de alterações na legislação e a análise de seus impactos nas atividades da Companhia e na Gestão do Programa de P&D. Foi membro do Conselho de Administração da CESP (representante dos empregados), de 2013 a 2015.

Diretoria

A Diretoria será composta por no mínimo 2 (dois) e, no máximo 6 (seis) membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro, um Diretor de Relações com Investidores e os demais sem designação específica, sendo permitida a cumulação do cargo de Diretor de Relações com Investidores com o cargo de Diretor Presidente ou com o cargo de Diretor Financeiro, com as respectivas atribuições fixadas pelo Conselho de Administração e especificadas em regimento interno, quando neste Estatuto não especificadas, todos com mandato unificado de 2 (dois) anos.

Diretoria
Fabio Rogerio Zanfelice Diretor Presidente e Diretor de Geração
Mario Antonio Bertoncini Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Diretor Administrativo


FABIO ROGERIO ZANFELICE – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Experiência Profissional: Diretor Presidente da Votorantim Energia desde maio/2015, empresa que atua no setor de energia e é controladora indireta da Companhia. Foi Diretor de Planejamento Energético da CPFL Energia S.A., empresa que atua no setor de energia, no período de junho/11 a junho/2013 e Diretor Presidente de julho/2013 a abril/2015. O Sr. Fabio Rogerio Zanfelice ocupa atualmente os cargos de Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Autoprodutores de Energia – ABIAPE, Vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia – ABRACE, e Conselheiro de Administração da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica – ABRACEEL. Exceto pelos cargos citados acima, o Sr. Fabio Rogerio Zanfelice não exerce outros cargos de administração em sociedades e/ou organizações do terceiro setor.

MARIO ANTONIO BERTONCINI – Graduado em Administração de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e possui MBA – Master in Business Administration pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos.

Experiência Profissional: ocupou o cargo de Vice-Presidente Financeiro e CFO da Nexa Resources, de janeiro/2014 a março/2019. Ocupa o cargo de Diretor da Pollarix S.A., desde abril/2018. Atuou como Diretor Financeiro da Nexa Recursos Minerais S.A.. Foi diretor na Votorantim Investimos Latino-Americano S.A., de abril/2016 a março/2019. Foi conselheiro da Votorantim Andina S.A, de março/2016 a março/2019; da Votorantim Metals Canada Inc., de novembro/2016 a março/2019; da Nexa Resources Cajarmarquilla S.A., de março/2018 a março/2019; da Nexa Resources Peru S.A. de março/2017 a março/2019; da Nexa Resourcers Atacocha, de março/2017 a março/2019; da Nexa Resources UK Ltd., de setembro/2016 a março/2019; e da Nexa US, Inc., de janeiro/2018 a março/2019. Entre 2011 e 2013 foi Diretor de Tesouraria Corporativa da Votorantim S.A., holding responsável pelos negócios industriais do Grupo Votorantim.

Topo Topo

Conselho Fiscal

A CESP possui um conselho fiscal instalado em caráter permanente, sendo constituído por cinco membros efetivos e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral para mandato de um ano. Um dos membros de seu conselho fiscal e respectivo suplente são eleitos pelos titulares das ações ordinárias minoritários e outro pelos titulares de ações preferenciais.

A principal responsabilidade do conselho fiscal, órgão independente e não relacionado aos auditores independentes indicados pelo conselho de administração, é revisar suas demonstrações financeiras e aconselhar os acionistas a respeito de seu conteúdo.

O conselho fiscal também se reporta aos acionistas em assuntos relacionados ao seu orçamento, mudanças em sua capitalização, distribuição de dividendos e reorganizações societárias. O conselho fiscal é responsável pela supervisão das atividades da administração e por manter os acionistas informados de suas constatações.

Conselho Fiscal
Pedro Henrique Giocondo Guerra Efetivo (eleito por controlador)
Nelson Ferreira Simões Efetivo (eleito por controlador)
Manuela Santos Nunes do Carmo Suplente (eleita por controlador)
Marco Antonio Castello Branco de Oliveira Efetivo (eleito por controlador)
Mário Sérgio de Almeida Suplente (eleito por controlador)
Ricardo Magalhães Gomes Efetivo (eleito por ordinarista)
Paulo Roberto Franceschi Efetivo (eleito por preferencialista)
Giorgio Bampi Suplente (eleito por preferencialista)

Data da posse 24/05/2018.

PEDRO HENRIQUE GIOCONDO GUERRA – Bacharel em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV) – 2011. Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP) – 2014. Foi pesquisador, monitor e assistente editorial na EAESP, de 2011 a 2013. Foi Assistente Técnico na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, de fevereiro a maio de 2013. Atualmente é Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo.

NELSON FERREIRA SIMÕES – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP (1984). Diretor Técnico na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

MANUELA SANTOS NUNES DO CARMO – Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC/Campinas – janeiro/2004. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – fevereiro/2012. Assessora Técnica da Secretaria de Economia e Planejamento (Unidade de Assessoria Econômica, de 2004 a 2006, Coordenadoria de Planejamento e Avaliação, de 2006 a 2008, Unidade de Articulação com Municípios, de 2008 a 2013, Diretoria de Planejamento Metropolitano e Territorial). Foi Gerente de Informações e Análises de Políticas Públicas de 2015 a 2017. Atualmente é Assessora Técnica da Unidade de Informações Executivas no Gabinete do Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão.

MARCO ANTONIO CASTELLO BRANCO DE OLIVEIRA – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC São Paulo, em 1971. Coordenador do Fórum Náutico Sudeste (SP, RJ, MG, ES), desde 2016. Membro Titular do Conselho Estadual de Turismo, desde 2016. Membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, desde 2015. Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, desde 2015. Secretário Executivo do Conselho Estadual de Política Energética, desde 2015. Coordenador da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos, desde 2012. Chefe de Gabinete da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, desde fevereiro/2015. Foi Secretário Particular e Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de 2012 a janeiro/2015.

MARIO SÉRGIO DE ALMEIDA – Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba – 1983. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba – 2005. Foi sócio gerente na Studio Representações Alimentos Ltda., de setembro/1985 a novembro/2001 e na Almeida Máquinas Agrícolas Ltda., de maio/1998 a junho/2006. Foi Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de março/2007 a março/2010 (Dep. Edson Giriboni) e de março/2010 a janeiro/2011 (Liderança do Partido Verde). Exerceu a função de Chefe de Gabinete na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de 01/2011 a 05/2014. Foi Chefe de Gabinete (maio/2014 a janeiro/2015) e atualmente é Assessor de Relações Institucionais na Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

RICARDO MAGALHÃES GOMES – Graduado em Engenharia de Produção e Engenharia de Sistemas pela PUC- Rio, em 1993. Pós-graduado em Engenharia Financeira pela mesma Universidade em 2000. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio em 2003. PEC em Direito Societário e Mercado de Capitais pela FGV Direito Rio em 2003. OPM (Owner President Management Program) na Havard Business School em 2014. Possui certificação CFA outorgada pela CFA Institute e é membro da CFA Society Brazil. Sócio Sênior da Argucia Capital Management; Foi superintendente de investimentos da Mellon Global Investiments Brasil, de 1998 a 2005. Participa do Comitê de Fundos de Ações ANBIMA e da Comissão Técnica da AMEC. Foi Conselheiro Fiscal da Refinaria Ipiranga e Conselheiro Fiscal Suplente da Contax.

PAULO ROBERTO FRANCESCHI – Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Graduado em Ciências Econômicas pela FAE Business School. Sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle S.S. Ltda. Membro Titular do Conselho Fiscal na Equatorial Energia S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A., CELPA S.A., CEMAR S.A.. Membro Suplente de Conselho Fiscal, no Banco do Brasil S.A., BB Seguridade Participações S.A., Odontoprev S.A., WEG S.A., VALID S.A., COSAN S.A., SCHULZ S.A., CELPE S.A. e TECNISA S.A..Ex-Membro de Conselho Fiscal como membro efetivo, Conselho Econômico e de Comitê de Auditoria na Bematech S.A., BB Seguridade Participações S.A. e Kepler Weber S.A..

GIORGIO BAMPI – Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, em 1974. Sócio da Probam – Consultoria Empresarial Ltda., desde março de 2010. Foi Membro Titular dos Conselhos Fiscais na Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, de 2013 a 2014; BB Seguridade Participações S.A., de 2014 a 2016; Banco do Brasil S.A.. Foi Membro Suplente nos Conselhos Fiscais da Bematech S.A; Triunfo Participações e Investimentos S.A. e Kleper e Weber S.A. Foi Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado na Telepar S.A., de 1995 a 1999, exercendo cumulativamente o cargo de Diretor Presidente entre agosto/1998 a março/1999.

Comitê de Auditoria

O Comitê de auditoria é um órgão técnico de auxílio permanente ao Conselho de Administração, competindo-lhe, além daquelas competências atribuídas em Lei, nos termos definidos em regimento interno.

O Comitê será formado por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, sem mandato fixo, devendo ao menos 1 (um) dos membros do Comitê possuir reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária.

O Comitê será coordenado por um Conselheiro de administração independente. Para integrar o Comitê, devem ser observadas as condições mínimas estabelecidas em Lei, em especial o parágrafo 1º do artigo 25 da Lei federal nº 13.303/2016.

Comitê de Auditoria
Mauro Eduardo Guizeline Coordenador
Ailton Antonio Corrêa Leite Membro
Denise Reis Buldo Membro
Cristiano da Silva Pereira Benvindo Membro

MAURO EDUARDO GUIZELINE – Sócio do escritório Tozzini Freire Advogados desde 1997, sociedade de advogados que presta serviços para a Votorantim Geração de Energia S.A. e para o Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB, empresas que fazem parte do bloco de controle da Companhia, desde 2017. Atuou como membro do Conselho de Administração da Alesat Combustíveis S.A. de junho de 2012 a agosto de 2018 e é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA desde janeiro de 2015 e é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 11 de janeiro de 2019.

AILTON ANTONIO CORRÊA LEITE – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP (1981). Foi membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Diretor na ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Sócio administrador da empresa ACL Consultoria Financeira Eireli.

DENISE REIS BULDO – Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Direito de Santos – UNISANTOS. Pós-Graduada em Administração e Gestão Pública pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. Foi Superintendente Jurídica da Companhia Paulista de Eventos e Turismo – CPETUR (2013/2015). Foi Diretora Executiva na JUCESP em 2015. Advogada atuante junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP e do Tribunal de Contas da União – TCU.

CRISTIANO DA SILVA PEREIRA BENVINDO – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie (1995). Pós-graduado em Gestão de Empresas-Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999). MBA em Gestão de Empresas- Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Membro da Associação Brasileira das Empresas de Instalações Prediais – ABRASIP. Membro da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Edifícios Hospitalares – ABDEH. Vice-presidente de Construção Civil do Sindinstalação/FIESP. Sócio Diretor Técnico da SANHIDREL CIMAX ENGENHARIA LTDA.

-