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Administration Council

The Board of Directors is a collegiate deliberation body responsible for the superior guidance of the Company and shall be composed of at least three (3) and at most eleven (11) effective members, elected and dismissed at any time by the General Meeting, all with a unified term of office of two (2) years from the date of the election, extending until the successors have been re-elected.

The Board of Directors shall meet ordinarily on a quarterly basis, on a date previously established in an annual calendar defined by the Board and, extraordinarily, whenever necessary in the interests of the Company, preferably at the Company’s headquarters.

Members of CESP´s board are elected by the Company´s shareholders in a general meeting.

Administration Council
João Henrique Batista de Souza Schmidt Chairman of the Board of Directors (elected by controller)
Raul Almeida Cadena Vice-Chairman of the Board of Directors (elected by controller)
Ricardo Szlejf Board of Directors (elected by controller)
Mauro Eduardo Guizeline Board of Directors (elected by controller)
Frederico Ferreira Sarmento Board of Directors (elected by controller)
Adriano Cives Seabra Independent Board Member (elected by preferred shareholders)
Manuel Jeremias Leite Caldas Independent Board Member (elected by minority ordinaries)
Valter Nei Ribeiro Board of Directors (employee representatives)

JOÃO HENRIQUE BATISTA DE SOUZA SCHMIDT – Membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A., companhia atuante no setor de celulose, desde 23 de outubro de 2014. Atualmente, também ocupa o cargo de Diretor Executivo de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim S.A. (holding responsável pelos negócios industriais do grupo Votorantim), de membro do Conselho de Administração da Citrosuco S.A. (companhia produtora de suco de laranja) e de Presidente do Conselho de Administração da Votorantim Geração de Energia S.A., empresa que faz parte do bloco de controle da Companhia. Além disso, o Sr. João Henrique Batista de Souza Schmidt atua como membro do Conselho de Administração da Nexa Resources, empresa da área de mineração. O Sr. João Henrique Batista de Souza Schmidt possui mais de 14 anos de experiência em banco de investimentos, atuando, de abril de 2010 a agosto de 2014, como Diretor do Goldman Sachs (banco de investimento), em Nova Iorque e São Paulo, e de janeiro de 2006 a março de 2010, como Vice Presidente do Citigroup Global Markets Representações Ltda. (empresa que atua como banco de investimento e no setor de consultoria financeira).

RAUL ALMEIDA CADENA – Exerce desde junho de 2014, o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo na Votorantim Geração de Energia S.A., empresa que faz parte do bloco de controle da Companhia. Atualmente compõe o Conselho de Administração da Campos Novos Energia S.A., empresa que atua no setor de energia e faz parte do grupo econômico da Companhia. Atua, também, como membro do Conselho de Administração do CEPAQ – Consórcio Empresarial Pai Querê, do CESAP – Consórcio Empresarial Salto Pilão, do Consórcio Igarapava, do Consórcio Machadinho, consórcios que atuam no setor de energia e pertencem ao grupo econômico da Companhia. Ocupa o cargo de Diretor, ainda, na CBA Energia Participações S.A., holding que investe em companhia que atua no setor de energia e pertence ao grupo econômico da Companhia, na Esplanada Geração de Energia Ltda., na L.C.G.S.P.E Empreendimentos e Participações Ltda., na Pollarix S.A., na Santa Cruz Geração de Energia S.A., na SF Fifty Six Participações Societárias Ltda., na Votener – Votorantim Comercializadora de Energia Ltda., na Votorantim Energia Ltda., na L.D.O.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda., na L.D.Q.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda., na L.D.R.S.P.E. Empreendimentos e Participações Ltda. e na L.B.K.S.P.E. Empreendimentos E Participações Ltda., empresas que atuam no setor de energia e fazem parte do grupo econômico da Companhia. De janeiro de 2012 a maio de 2014 exerceu o cargo de Gestor de Investimentos na Votorantim S.A., holding responsável pelos negócios industriais do Grupo Votorantim. De agosto de 2010 a janeiro de 2012 exerceu o cargo de Superintendente de Desenvolvimento Estratégico na Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas. De 2007 a julho de 2010 atuou na Oi S.A., companhia atuante na área de telecomunicações, nos cargos de Diretor de Planejamento de Call Center, Diretor de Serviços de Informação e Diretor Adjunto da Operação Móvel. De 2000 a 2007 foi Gerente de Projetos no The Boston Consulting Group, empresa na área de consultoria empresarial.

RICARDO SZLEJF – Membro do Conselho de Administração da VTRM Energia Participações S.A., acionista controladora da Companhia, desde maio de 2018. É Diretor de Infraestrutura para a América Latina do Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB, companhia que faz parte do bloco de controle da Companhia, desde maio de 2015. Atua como membro do Conselho de Administração do Grupo Costanera SpA no Chile (operador de concessão de rodoviárias no Chile) desde setembro de 2017. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da Transelec S.A., empresa de transmissão de energia no Chile, desde abril de 2018. Foi membro do Conselho de Administração da Promotora Punta Cometa S.A. de CV, detentora de concessionária de rodovia no México, entre dezembro de 2016 e abril de 2018. Entre abril de 2013 e abril de 2015 atuou como executivo do Bank of America Merrill Lynch Banco Múltiplo S.A. – Brazil. Foi executivo do Banco Santander entre abril de 2006 e abril de 2013.

MAURO EDUARDO GUIZELINE – Sócio do escritório Tozzini Freire Advogados desde 1997, sociedade de advogados que presta serviços para a Votorantim Geração de Energia S.A. e para o Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB, empresas que fazem parte do bloco de controle da Companhia, desde 2017. Atuou como membro do Conselho de Administração da Alesat Combustíveis S.A. de junho de 2012 a agosto de 2018 e é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA desde janeiro de 2015.

FREDERICO FERREIRA SARMENTO – Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Interino e Diretor Administrativo Interino da CESP. De 2016 a 2018 ocupou o cargo de Vice-Presidente responsável por M&A em energia renovável na Brookfiel Asset Management do Brasil. De 2008 a 2016 foi Vice-Presidente na área de Investment Banking, responsável por transações de M&A, IPO e emissão de dívida com foco nas indústrias de petróleo e gás, infraestrutura e saúde. Durante o período de 2005 a 2008 foi associado do Credit Suisse em Nova York, com foco na indústria de energia.

ADRIANO CIVES SEABRA – Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 1994. Foi gestor e chefe de análise na Fides Asset Management, entre mar/2015 a jul/2016. Gestor e chefe de análise na Opus Investimentos, entre set/2011 a jan/2015. Foi membro do Conselho de Administração da Even Construtora S.A., entre mai/2015 a nov/2015.

MANUEL JEREMIAS LEITE CALDAS – Engenheiro Eletricista pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, respectivamente nos anos 1986 e 1992. Foi gestor, gerente técnico e economista chefe do Banco PEBB S.A., 1996-2006. Professor na EPGE-FGV, Santa Úrsula, Ibemec, Curso de Especialização e Pós-Graduação da Petrobrás e Investotal Educação. Articulista em economia, energia e telecomunicações. Chief Economist PEBB / Alto Capital para o Banco Central no período de 2006 a 2015. Conselheiro de Administração Suplente da AES Eletropaulo e Conselheiro Fiscal da Oi-Telemar, CEMIG (2016/2017), CESP (2016/2016) e Eneva (2015/2017). Foi Membro do Conselho de Administração da Contax Participações, de 2012 a 2015.

VALTER NEY RIBEIRO – Engenheiro Eletricista. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Foi Superintendente Metropolitano da AES SUL, de 2008 a 2010, sendo responsável pela gestão dos ativos das redes de distribuição na região metropolitana de Porto Alegre. Foi gerente da Gestão e Operação do Sistema de Distribuição Subterrânea e atendimento técnico aos clientes e operação dos sistemas Reticulado, Radial com recurso, Seletivo e Híbrido na área de concessão da AES ELETROPAULO, entre 2006 e 2007 e Gerente de Distribuição entre 2005 a 2006, responsável pelos ativos de distribuição e atendimento técnico aos clientes na região Central e Sudeste da cidade de São Paulo. Foi Líder do Grupo de Gestão da Política de meio ambiente e certificação ISO 14000 na região central; de 2001 a 2003.

ROBERTO LUIZ TROSTER – Formado em Economia pela Universidade de São Paulo em 1984 e Doutor em Economia pela mesma instituição em 1994. Membro do Conselho de Administração do Banco Paulista e Membro do Conselho Fiscal do Lar do Caminho.

VALTER NEY RIBEIRO – Empregado da CESP desde 1979, foi Técnico de Projetos do Departamento de Planejamento Energético e Assuntos Regulatórios. Em 2005, foi promovido ao cargo Analista de Administração e em 2007 passou a atuar na Divisão de Assuntos Regulatórios da Diretoria de Geração, exercendo as atividades de acompanhamento de contratos de concessão, cumprimento às exigências decorrentes da legislação do setor elétrico, elaboração de estudos oriundos de alterações na legislação e a análise de seus impactos nas atividades da Companhia e na Gestão do Programa de P&D. Foi membro do Conselho de Administração da CESP (representante dos empregados), de 2013 a 2015.

Board of Directors

CESP’s board of directors must be composed of 4 members, shareholders or not, being responsible for the administration of the business in general and the practice of all necessary or convenient acts, as well as for the execution of the decisions taken by its board of directors. The Company’s directors have individual responsibilities established by its board of directors and Bylaws, ocupando seus cargos por um mandato de dois anos, permitida a reeleição, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

Board meetings are called by the Chief Executive Officer or at the request of a majority of the members of the board, and will only be installed with the presence of the majority of its members. The resolutions of the board of directors of CESP will be taken by a majority vote of those present.

Board of Directors
Fabio Rogerio Zanfelice Chief Executive Officer and Chief Executive Officer
Frederico Ferreira Sarmento Chief Financial and Investor Relations Officer and Chief Administrative Officer


FABIO ROGERIO ZANFELICE – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Experiência Profissional: Diretor Presidente da Votorantim Energia desde maio/2015, empresa que atua no setor de energia e é controladora indireta da Companhia. Foi Diretor de Planejamento Energético da CPFL Energia S.A., empresa que atua no setor de energia, no período de junho/11 a junho/2013 e Diretor Presidente de julho/2013 a abril/2015. O Sr. Fabio Rogerio Zanfelice ocupa atualmente os cargos de Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Autoprodutores de Energia – ABIAPE, Vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia – ABRACE, e Conselheiro de Administração da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica – ABRACEEL. Exceto pelos cargos citados acima, o Sr. Fabio Rogerio Zanfelice não exerce outros cargos de administração em sociedades e/ou organizações do terceiro setor.

FREDERICO FERREIRA SARMENTO – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Master Business Administration – MBA pela MIT Sloan School of Management. Experiência Profissional: Conselheiro de Administração da CESP, eleito em 11/01/2019. De 2016 a 2018 ocupou o cargo de Vice-Presidente responsável por M&A em energia renovável na Brookfiel Asset Management do Brasil. De 2008 a 2016 foi Vice-Presidente na área de Investment Banking, responsável por transações de M&A, IPO e emissão de dívida com foco nas indústrias de petróleo e gás, infraestrutura e saúde. Durante o período de 2005 a 2008 foi associado do Credit Suisse em Nova York, com foco na indústria de energia.

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Audit Committee

CESP has a permanent fiscal council, consisting of five full members and an equal number of alternates, elected at a General Meeting for a term of one year. One of the members of its fiscal council and its alternate are elected by the holders of minority common shares and another by the holders of preferred shares.

The primary responsibility of the supervisory board, an independent body not related to the independent auditors appointed by the board of directors, is to review its financial statements and advise shareholders on its content.

The fiscal council also reports to shareholders on matters related to its budget, changes in its capitalization, dividend distribution and corporate reorganizations. The fiscal council is responsible for overseeing management activities and for keeping shareholders informed of their findings.

Pedro Henrique Giocondo Guerra Effective (elected by controller)
Nelson Ferreira Simões Effective (elected by controller)
Manuela Santos Nunes do Carmo Substitute (elected by controller)
Marco Antonio Castello Branco de Oliveira Effective (elected by controller)
Mário Sérgio de Almeida Substitute (elected by controller)
Marissa Rose Vegele Renauld Effective (elected by controller)
Ricardo Magalhães Gomes Substitute (elected by ordinarista)
Paulo Roberto Franceschi Effective (elected by controller)
Giorgio Bampi Substitute (elected by preference)

Date of ownership 05/24/2018.

PEDRO HENRIQUE GIOCONDO GUERRA – Bacharel em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV) – 2011. Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP) – 2014. Foi pesquisador, monitor e assistente editorial na EAESP, de 2011 a 2013. Foi Assistente Técnico na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, de fevereiro a maio de 2013. Atualmente é Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo.

NELSON FERREIRA SIMÕES – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP (1984). Diretor Técnico na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

MANUELA SANTOS NUNES DO CARMO – Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC/Campinas – janeiro/2004. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – fevereiro/2012. Assessora Técnica da Secretaria de Economia e Planejamento (Unidade de Assessoria Econômica, de 2004 a 2006, Coordenadoria de Planejamento e Avaliação, de 2006 a 2008, Unidade de Articulação com Municípios, de 2008 a 2013, Diretoria de Planejamento Metropolitano e Territorial). Foi Gerente de Informações e Análises de Políticas Públicas de 2015 a 2017. Atualmente é Assessora Técnica da Unidade de Informações Executivas no Gabinete do Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão.

MARCO ANTONIO CASTELLO BRANCO DE OLIVEIRA – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC São Paulo, em 1971. Coordenador do Fórum Náutico Sudeste (SP, RJ, MG, ES), desde 2016. Membro Titular do Conselho Estadual de Turismo, desde 2016. Membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, desde 2015. Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, desde 2015. Secretário Executivo do Conselho Estadual de Política Energética, desde 2015. Coordenador da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos, desde 2012. Chefe de Gabinete da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, desde fevereiro/2015. Foi Secretário Particular e Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de 2012 a janeiro/2015.

MARIO SÉRGIO DE ALMEIDA – Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba – 1983. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba – 2005. Foi sócio gerente na Studio Representações Alimentos Ltda., de setembro/1985 a novembro/2001 e na Almeida Máquinas Agrícolas Ltda., de maio/1998 a junho/2006. Foi Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de março/2007 a março/2010 (Dep. Edson Giriboni) e de março/2010 a janeiro/2011 (Liderança do Partido Verde). Exerceu a função de Chefe de Gabinete na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de 01/2011 a 05/2014. Foi Chefe de Gabinete (maio/2014 a janeiro/2015) e atualmente é Assessor de Relações Institucionais na Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

MARISSA ROSE VEGELE RENAUD – Formada em Economia pela Universidade Cândido Mendes, em 2014. Analista de Risco e Compliance da Argucia Capital Management; Integrou a equipe da Argucia em novembro de 2012. De março/2012 a nomembro/2012, foi Auxiliar de Operações e Processamentos na Prosper Corretora de Valores e Câmbio, tendo sido estagiária da Prosper Corretora de agosto/2010 a fevereiro/2012. Participa do Comitê de Fundos de Investimentos em Ações da ANBIMA. É Conselheira Fiscal Suplente da Oi-Telemar.

RICARDO MAGALHÃES GOMES – Graduado em Engenharia de Produção e Engenharia de Sistemas pela PUC- Rio, em 1993. Pós-graduado em Engenharia Financeira pela mesma Universidade em 2000. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio em 2003. PEC em Direito Societário e Mercado de Capitais pela FGV Direito Rio em 2003. OPM (Owner President Management Program) na Havard Business School em 2014. Possui certificação CFA outorgada pela CFA Institute e é membro da CFA Society Brazil. Sócio Sênior da Argucia Capital Management; Foi superintendente de investimentos da Mellon Global Investiments Brasil, de 1998 a 2005. Participa do Comitê de Fundos de Ações ANBIMA e da Comissão Técnica da AMEC. Foi Conselheiro Fiscal da Refinaria Ipiranga e Conselheiro Fiscal Suplente da Contax.

PAULO ROBERTO FRANCESCHI – Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Graduado em Ciências Econômicas pela FAE Business School. Sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle S.S. Ltda. Membro Titular do Conselho Fiscal na Equatorial Energia S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A., CELPA S.A., CEMAR S.A.. Membro Suplente de Conselho Fiscal, no Banco do Brasil S.A., BB Seguridade Participações S.A., Odontoprev S.A., WEG S.A., VALID S.A., COSAN S.A., SCHULZ S.A., CELPE S.A. e TECNISA S.A..Ex-Membro de Conselho Fiscal como membro efetivo, Conselho Econômico e de Comitê de Auditoria na Bematech S.A., BB Seguridade Participações S.A. e Kepler Weber S.A..

GIORGIO BAMPI – Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, em 1974. Sócio da Probam – Consultoria Empresarial Ltda., desde março de 2010. Foi Membro Titular dos Conselhos Fiscais na Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, de 2013 a 2014; BB Seguridade Participações S.A., de 2014 a 2016; Banco do Brasil S.A.. Foi Membro Suplente nos Conselhos Fiscais da Bematech S.A; Triunfo Participações e Investimentos S.A. e Kleper e Weber S.A. Foi Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado na Telepar S.A., de 1995 a 1999, exercendo cumulativamente o cargo de Diretor Presidente entre agosto/1998 a março/1999.

Supervisory Board

The Audit Committee is a technical organ of permanent assistance to the Board of Directors, in addition to those competencies attributed by Law, under the terms defined in internal regulations.

The Committee shall be comprised of at least three (3) and at most five (5) members, most of whom are independent, elected and dismissed by the Board of Directors, without a fixed term of office, at least one (1) of the Committee have recognized experience in matters of corporate accounting.

The Committee will be coordinated by an independent Board Member. In order to be a member of the Committee, the minimum conditions established by law, in particular paragraph 1 of article 25 of Federal Law 13303/2016, must be observed.

Supervisory Board
Ailton Antonio Corrêa Leite Coordinator
Denise Reis Buldo Member
Cristiano da Silva Pereira Benvindo Member

AILTON ANTONIO CORRÊA LEITE – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP (1981). Foi membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Diretor na ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Sócio administrador da empresa ACL Consultoria Financeira Eireli. É membro independente do Conselho de Administração da CESP, eleito na AGE de 02-08-2018.

DENISE REIS BULDO – Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Direito de Santos – UNISANTOS. Pós-Graduada em Administração e Gestão Pública pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. Foi Superintendente Jurídica da Companhia Paulista de Eventos e Turismo – CPETUR (2013/2015). Foi Diretora Executiva na JUCESP em 2015. Advogada atuante junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP e do Tribunal de Contas da União – TCU.

CRISTIANO DA SILVA PEREIRA BENVINDO – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie (1995). Pós-graduado em Gestão de Empresas-Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999). MBA em Gestão de Empresas- Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Membro da Associação Brasileira das Empresas de Instalações Prediais – ABRASIP. Membro da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Edifícios Hospitalares – ABDEH. Vice-presidente de Construção Civil do Sindinstalação/FIESP. Sócio Diretor Técnico da SANHIDREL CIMAX ENGENHARIA LTDA.

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