X

Perfil Corporativo

A CESP – Companhia Energética de São Paulo (“CESP” ou “Companhia”) é uma sociedade anônima de capital aberto com sede na cidade de São Paulo. Em dezembro de 2018 foi concluída a aquisição do controle acionário da Companhia pela VTRM Energia Participações S.A. (“VTRM”) e a SF Ninety Two Participações Societárias S.A, por meio do leilão de compra e venda de ações ordinárias (“ON”) que pertenciam ao Governo do Estado de São Paulo, por meio de autarquias e sociedades sob seu controle. Tem como atividades principais o planejamento, a construção e a operação de sistemas de geração e a comercialização de energia elétrica. Mantém outras atividades operacionais, de caráter complementar, tais como florestamento, reflorestamento e piscicultura, como meio de proteger os ambientes modificados pela construção de seus reservatórios e instalações.

As ações da Companhia são negociadas na B3 S.A. (“B3”) e, desde 28 de julho de 2006, passaram a ser negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da B3. Como consequência, a Administração da Companhia vem continuamente aperfeiçoando a prestação de informações ao mercado.

A Companhia, atualmente, possui três usinas de geração hidrelétrica que operam no regime de preço e estão com 1.654,6 MW de capacidade instalada e 947,6 MW médios de garantia física de energia.

Após assinatura do novo contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) (“UHE Porto Primavera”), que prolongou o prazo de concessão para 2049, a Companhia passou de concessionária de serviço público de geração de energia elétrica para concessionária de produção independente de energia elétrica, e continua a ter suas atividades reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (“MME”); operando suas usinas de forma integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrica (“ONS”).